Mais de 400 pessoas assistiram à primeira edição da Business Conference em Famalicão
A primeira edição da Business Conference “Histórias que inspiram”, promovida pela Realty One Group para abordar diversos temas desde liderança, motivação, empreendedorismo, resiliência, solidariedade, inovação, tendências de mercado, gestão, responsabilidade social e sustentabilidade, deixou uma marca “no coração” de mais de 400 pessoas que assistiram à iniciativa realizada no auditório da Casa das Artes de Famalicão.
A jornada foi uma oportunidade para ouvir histórias de nove líderes que inspiram “a atingir o máximo, desafiando os próprios limites todos os dias, seja no plano pessoal ou profissional”.
Refira-se que o evento, de cariz solidário, reverteu para a Humanitave, ONDG com sede em Famalicão e que apoia os mais carenciados em Portugal e África, com trabalho também de empoderamento.
Os líderes inspiradores foram Vinnie Tracey, presidente da Realty One Group dos EUA, João Oliveira, CEO da Realty One Group, Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive e ligada a diversas organizações, Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, André Vieira de Castro, empresário fundador da Arga Tintas, autor de vários livros e também dinamizador de diversas associações e Miguel Soares, CEO da Partteam & Oemkiosks que exporta para 30 países. A motivação para vencer foi também partilhada por Tarantini, futebolista, agora orador motivacional, especialista em transição de carreiras e autor do livro “O caçador de sonhos”, e Patrícia de Castro Gonçalves, administradora da área de negócios do ambiente do Grupo Monte e embaixadora master do Clube Mulheres de Negócios em Portugal.
A sessão encerrou com o convidado especial Ricardo Mendoza, CEO master coach e master trainer em PNL, um influenciador “apaixonado por inspirar pessoas”.
Na intervenção de abertura, o vereador da Economia e Empreendedorismo do Município de Famalicão, Augusto Lima, salientou a aposta de Famalicão, “o terceiro concelho mais exportador a nível nacional”, na estratégia do “crescimento e desenvolvimento sustentado” pela via das duas marcas Famalicão Made In e Creative In.
Na primeira edição da Business Conference, João Oliveira, CEO da Realty One Group Portugal, abordou alguns desafios que aí vêm para os consultores imobiliários que “têm de se direcionar para onde está o mercado: estrangeiros e casas a preços mais baixos”, destacou.
No atual contexto económico, “é normal haver alterações de mercado e ciclos”, admite João Oliveira que também prevê que o mercado imobiliário “vai descer um pouco”, mas acredita que “em Portugal, não se sente tanto algumas alterações normais que se estão a verificar noutros países. A procura está alta e há pouca oferta. E a subida da Euribor vai levar a que as famílias procurem imóveis de valor mais baixo”, detalha o líder da Realy One Group Portugal, uma marca dos EUA que chegou em 2022 por sua iniciativa a mercado português.
Neste contexto, segundo João Oliveira “uma família que antes tinha poder de compra para adquirir um imóvel de 250 mil euros, agora procura uma casa a um preço bem mais baixo, como 200 mil euros”.
A mesma visão otimista é partilhada por Vinnie Tracey, presidente da Realty One Group nos EUA, que esteve presente na Casa das Artes de Famalicão. O segredo para o sucesso no imobiliário é ter “visão, paixão e compromisso”.
Vinnie Tracey, com cerca de 40 anos de experiência profissional, refere que “o mercado imobiliário sempre foi um ciclo. Está em constante mudança e haverá vencedores e perdedores. Os vencedores sabem como enquadrar as coisas de uma forma positiva, que foca os seus profissionais imobiliários em como tirar partido das forças do mercado”.
O famalicense André Vieira de Castro, abordou a “Liderança na Inovação” inspirando a plateia com o conceito “vortex tecnologia digital”.
Tarantini, treinador de futebol, ex-futebolista profissional, orador e autor de dois livros, “A minha Causa” e “Caçador de Sonhos” contou as suas ambições e histórias de sucesso.
Para Miguel Ribeiro, Presidente no FC Famalicão SAD, “o sucesso da sua liderança está na visão de ter dois investidores no clube: os sócios e o investidor privado israelita Idan Ofer”. Miguel Ribeiro salientou ainda o valor da marca “O Famalicão”. O dirigente tem a ambição de um estádio novo e proporcionar melhores condições aos jogadores e equipa técnica.
Miguel Soares, formado em Engenharia Eletrónica Industrial pela Universidade do Minho, fundou a PARTTEAM, e revelou como se lançou de “20m²… à conquista do Mundo!”. A empresa de Famalicão está presente em 30 países com os seus quiosques multimédia.
O painel de líderes inspiradores contou também com a presença em palco de Isabel Furtado, CEO da TGM Automotive, que falou de sustentabilidade e das metas que a sua empresa pretende atingir até 2035, nomeadamente a redução em 70% da emissão de gases para a atmosfera.
Patrícia Gonçalves, administradora da área de Ambiente do Grupo Monte e Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócios em Portugal, através do tema “do Lixo ao Luxo”, trouxe para a conferência a sua experiência pessoal de 20 anos de África e o empoderamento das mulheres no mundo dos negócios.
O palestrante internacional Ricardo Mendoza, Master em Coaching, Programação Neurolinguística (PNL), Inteligência Emocional e Hipnoterapia, deixou a sua marca na primeira edição da Business Conference inspirando o público com a sua “fórmula” para “Dar a volta: Mente de Gigante”. Ricardo Mendoza apresenta-se como um verdadeiro entusiasta, com competências de liderança e transformação pessoal.